ESTAÇÕES
As estações foram escolhidas
estrategicamente para economizar
tempo da sua viagem.
Se ligue nas estações
e adiante seu lado.
O BRT chegou até a Lapa, com 14 estações implantadas:
Estação Rodoviária, ao lado da Estação do Metrô;
Estação Hiper, em frente ao Burger king;
Estação Cidadela, na região conhecida por esse nome;
Estação Parque da Cidade;
Estação Itaigara, em frente ao shopping de mesmo nome;
Estação Pituba, localizada em frente ao Parque Julio Cesar;
Estação Cidade Jardim, em frente ao HiperIdeal;
Estação Pedrinhas, em frente a entrada do bairro;
Estação Rio Vermelho, próximo ao Hospital Mater Daí;
Estação HGE, em frente a ladeira do HGE;
Estação Ogunjá, em frente a Perini;
Estação Vasco da Gama, em frente ao Shopping Vasco da Gama;
Estação Barris, na Praça dos Barris;
Estação Lapa;
Veja as vantagens
Bilhetes antecipados para maior segurança
Os usuários que ainda não possuírem cartão de transporte, podem adquirí-lo em qualquer uma das estações. Você também pode adquirir seu cartão de transporte nos postos e também nos pontos de recarga terceirizados SalvadorCARD. Veja o posto mais próximo de você no site www.salvadorcard.com.br.
Como em todo o sistema de ônibus de Salvador, você poderá utilizar o BRT com qualquer cartão de transporte, inclusive integrando, seja ele do Salvadorcard, da CCR Metrô ou do Metropasse.
O pagamento antecipado oferece maior segurança, uma vez que evitará a circulação de dinheiro dentro das estações e dos ônibus.
Vigilância 24h pra você ficar tranquilo
Para garantir a segurança, todas as estações terão uma equipe com equipamentos de segurança 24 horas por dia. As estações contarão também com painéis com a previsão de espera para o próximo ônibus, e sistema de som. Também está prevista a instalação de locais determinados onde os usuários poderão deixar as bikes enquanto utilizam o BRT.
Tem mais novidade na estação
No Itaigara, as estações Parque da Cidade e Itaigara contarão com um atrativo a mais: as duas terão teto verde, uma cobertura de plantas que, entre outras vantagens, minimiza o calor na estação dando aquela refrescada no ambiente. Além disso, o teto verde promove a absorção de ruídos e contribui para a diminuição da poluição ao redor da estação.
O Buzu do BRT não é trio,
mas também é elétrico.
Após a entrega de todo o percurso do BRT até a Estação da Lapa, a previsão é que cerca de 30% da frota de ônibus do sistema serão elétricos. Durante o período inicial da operação, a estimativa é que oito dos 44 ônibus previstos para começarem a rodar até o início de novembro, sejam elétricos.
Estes ônibus, como todos os demais do BRT, vêm geladinhos, com ar-condicionado, e têm piso baixo, na altura da plataforma, o que oferece maior conforto e agilidade aos usuários no embarque e desembarque. Eles possuem ainda um visual interno mais amplo, além de não emitir gases tóxicos ao meio ambiente e emitirem menos ruídos, podendo rodar até 200km entre cada recarga.
Salvador está entre as cidades comprometidas com a ambiciosa meta de redução das emissões de gases de efeito estufa, estabelecidas no Acordo de Paris, para diminuir o aquecimento global.
Para isso, nossa capital elaborou o seu Plano de Ação Climática e se comprometeu em zerar as emissões na cidade até 2049. Ações como essa, colocam Salvador como referência global, com projetos, programas e ações voltadas para diminuição das emissões dos gases, como: mobilidades mais limpas e sustentáveis, geração de energias renováveis e gestão sustentável de resíduos sólidos.
A cidade foi escolhida pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI) para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte. Entre as ações, que serão realizadas pela TUMI, para a adoção da eletromobilidade em Salvador, estão o desenvolvimento de especificações técnicas para ônibus elétricos, planejamento da infraestrutura de recarga, operação de rotas e modelos financeiros e o desenvolvimento de políticas públicas.